terça-feira, 21 de novembro de 2017

Histórias: Acontece | Biblioteca Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa

Biblioteca Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa

Agosto foi o mês de visitas literárias. Desta vez foi à Biblioteca Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico de Basto. Fui recebi pela Técnica Lisete que nos fez uma excelente visita e que se mostrou muito disponível para todas as questões. 

Centro de Documentação Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa


As instalações da biblioteca foram em 2001 e desde 2007 que conta com um 

A Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa dispõe de vários serviços como leitura presencial, empréstimo, serviço de referência e apoio à pesquisa, espaço internet, animação e promoção da leitura, consulta do arquivo municipal de Celorico de Basto, informação à comunidade e actividades de animação. 

Objecto de arte na entrada da Sala Infanto-Juvenil



Sala Infanto-Juvenil





Possui uma colecção de mais de 160.000 documentos em diversos suportes: livros, revistas e jornais, manuscritos, panfletos, VHS, CD, Cdrom, material de propaganda, teses de licenciatura, mestrado e doutoramento, fotografias, etc.




Em 2007 foi inaugurado o Centro Documental e Bibliográfico Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Um espólio riquísssimo de peças de arte, livros técnicos e outros documentos cedidos pelo actual Presidente da República. 

Tivemos ainda a oportunidade de visitar os depósitos, onde são conservados e armazenados os livros, assim como uma sala dedicada ao Professor. Nesta sala há documentos pessoais do próprio, como os cadernos da escola, pinturas que lhe foram oferecidas ou os passaportes antigos. 



O Presidente Marcelo e a sua família cederam estes documentos, objectos de arte e pessoais em prol da comunidade, com o intuito de enriquecer culturalmente uma localidade que lhe é querida e amada. Ler é um direito universal e o Presidente da República tudo tem feito para divulgar a literatura como um elemento essencial ao crescimento do indivíduo.


Jogo de Xadrez com peças mitológicas



Sala do Centro de Documentação



Depósito do Centro de Documentação



Cadernos da escola primária do Prof. Marcelo



Foi um privilégio e um gosto ter visitado esta Biblioteca e o Centro Documental. Tive a oportunidade de ver documentos e peças únicas do Presidente da República.

Quero agradecer à Técnica Lisete por nos ter acompanhado nesta visita. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora que agora partilho convosco.

Boas leituras.


quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Opinião - Livros Infantis | "O Grande Livro dos Insectos", de Yuval Zommer


Título: O Grande Livro dos Insetos
Autor(a): Yuval Zommer
Editora: Editorial Bizâncio
Temática/Género: Infantis e Juvenis (dos 6 anos 10 anos)
Edição: 2017

Classificação: 5 estrelas


Sinopse:
Os insetos têm medo do escuro?
Porque marcham as formigas em fila?
Um caracol anda muito devagar, mas é assim tão lento?

Encontra aqui as respostas para estas e tantas outras perguntas sobre insetos e outros bichinhos e diverte-te também a descobri-los nas imagens. Serás capaz de os localizar a todos?
Vais conhecer insetos de todo o mundo, a voar, a picar, a contorcer-se, e ficar a saber o modo como se alimentam, caçam e reproduzem.



Opinião:
Esta é a mais recente novidade da Editorial Bizâncio para crianças. Um livro maravilhoso!!! Para além de lindíssimo é muito interessante para crianças a parir dos 6 anos. Sim, é um livro sobre insetos. Formigas, abelhas, caracóis, minhocas...entre muitos outros. Parece básico, mas não é. Enquanto adultos pensamos que sabemos tudo, mas não sabemos. Aprendemos com as nossas crianças. 

Foi muito bom ler este livro. Muito bom voltar a relembrar algumas coisas sobre estes animais e aprender outras. Com ilustrações maravilhosas que complementam de uma forma sublime o texto. Muito apelativo para os leitores mais novos.

Recomendo.


Nota:

Este livro foi-me disponibilizado pela Editorial Bizâncio em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.




Um ano com a Jodi | Dezembro 2017



O livro escolhido para o mês de Dezembro para projeto "Um ano com a Jodi" é Dezanove Minutos. Vamos a mais uma leitura conjunta? Quem alinha?


Sinopse:
Mais uma vez, Picoult aborda um assunto delicado na sociedade contemporânea, um tiroteio no liceu, levantando perguntas como: o seu filho pode tornar-se num mistério para si? O que significa ser diferente na nossa sociedade? É justificável para uma vítima ripostar? E quem - se é que alguém - tem o direito de julgar outra pessoa?
Em Sterling, New Hampshire, Peter Houghton, um estudante de liceu com dezassete anos, suportou anos de abuso verbal e físico por parte dos colegas. O seu amigo, Josie Cormier, sucumbiu à pressão dos colegas e agora dá-se com os grupos mais populares que muitas vezes instigam o assédio. Um incidente de perseguição é a gota de água para Peter, que o leva a cometer um acto de violência que mudará para sempre a vida dos residentes de Sterling.

Boas leituras!

Canal da Dora | Books & Movies
Blogue da Elisa | A Miúda Geek

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

3.º Aniversário | Blogue "Jardim de Mil Histórias"



3 anos já passaram. O tempo voa. Antes de mais nada quero agradecer. A todos! O blogue só faz sentido se tiver leitores, pessoas que de alguma forma gostam do que escrevo e partilho aqui no blogue. Por isso agradeço a todos. Aos amigos e amigas que fiz durante este percurso, aos conhecidos que ainda não tive oportunidade de conhecer, aos leitores ocasionais. Porque esta "casa" é feita para todos.

Não posso deixar de deixar um especial agradecimento às editoras que, numa altura ou noutra, se associaram ao blogue e que acreditam e confiam na minha opinião. Muito obrigada Clube do Autor, Bizâncio, Saída de Emergência, Editorial Presença, Esfera dos LivrosGuerra & Paz, Editora Objectiva, Editora 20|20, Minotauro, Pactor.

Agradeço também pelos autores que conheci e li que de outra forma seria muito mais difícil, pelos novos livros e géneros que me chegaram às mãos e por novos projetos que nunca pensei concretizar.

São apenas 3 anos, mas 3 anos de muitas e boas leituras, de amizades, de convívio e de partilha. Espero não ficar por aqui.

Boas leituras.
  

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Histórias: Acontece | Fundação Eça de Queiroz



Durante o mês de Agosto fui visitar a Fundação Eça de Queiroz, localizada em Tormes, Baião, Porto. Esta fundação surgiu, na década de 80, por vontade de familiares e descendentes de Eça de Queiroz, com o intuito de preservar e divulgar a vida e obra do escritor. 

Este património é constituído por um espaço museológico - Casa de Tormes, uma biblioteca, um arquivo, um mini-auditório e um espaço para serviços administrativos. 


Casa de Tormes - Espaço Museológico

É neste local que se encontram todo o espólio que pertenceu a Eça de Queiroz. Com esta espaço pretende-se preservar e partilhar a memória cultural do autor.  A visita a este espaço é feita apenas com visitas guiadas disponibilizadas hora em hora: 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 14h30, 15h30 e 16h30. O preço normal do bilhete é 5 €, com descontos para seniores, jovens e estudantes. 

Esta foi uma visita que gostei bastante. Localizado num espaço maravilhoso, com vista para o Douro torna-se num passeio cultural muito agradável.

Na Casa de Tormes podemos ver a sua escrivaninha onde se diz que Eça de Queiroz escrevia os seus romances de pé. Os seus livros, a sua biblioteca, os seus chapéus. 


Escrivaninha de Eça de Queiroz


Biblioteca


Notas do romance A Cidade e as Serras


Armário para correspondência


Na Casa de Tormes existem também uma sala de estar, um quarto, um salão de jantar e uma varanda e uma cozinha. Todos os espaços foram requalificados, contudo foi preservado o estilo e ambiente queirosianos.


Sala de estar


Foto de Eça de Queiroz


Objectos pessoais, entre os quais o seu monócolo


Varanda


Objectos em prata (muito apreciados por Eça de Queiroz)


Quarto


Cozinha


Neste percurso está incluído uma visita à capela da propriedade (embora Eça de Queiroz não fosse muito religioso) e o lagar que hoje em dia serve apenas para exposição.


Capela


Lagar

A Fundação Eça de Queiroz organiza, também, diversas actividades culturais e literárias durante o ano. O Seminário Queirosiano, organizado todos os anos para os interessados na obra literária do autor, concertos de verão e colóquios. 

Existem ainda um restaurante aberto ao público com uma ementa especial e dedicada a Eça de Queiroz, onde podemos provar os pratos que o autor tanto fala no seu livro A Cidade e as Serras


Menu


Fachada do Restaurante


É possível a realização do Percurso de Jacinto, descrito romance A Cidade e as Serras, com um total de 3 Km. Não sendo um percurso fácil é aconselhado a pessoas fisicamente bem preparadas, pois é bastante exigente. 


A Fundação organiza, também, programas especiais que incluem a visita ao espaço museológico, a realização do Caminho de Jacinto e uma viagem de comboio. Nesta viagem poderão ser servidos almoços queirosianos, merendas ou simplesmente fazer prova de vinhos.

Existem ainda espaços para eventos que poderão ser alugados.

Espaço exterior para eventos

Recomenda a visita a este espaço maravilhoso para todos os amantes de literatura e das obras de Eça de Queiroz. 

Contudo, aconselho a utilizarem o GPS para lá chegarem, pois não são caminhos fáceis.  

Boa visita e boas leituras.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Balanço Mensal | Outubro 2017


Já estamos em Outubro. Incrível, não é?! Outubro foi novamente um mês fraco em relação às leituras. Mas cada vez menos me preocupo com isso. Quero apenas ler! Pouco ou muito, isso para mim é o mais importante. Que venha Novembro.

E vocês, o que leram em Outubro?

Leituras
Quero-te Morta, de Peter James
Um Questão de fé, de Jodi Picoult
Os Vícios dos Escritores, de André Canhoto Costa


Leituras Infanto-Juvenis

A Lenda do Menino da Gralha, de Julieta Aurora Santos
As Contadeiras de Histórias, de Sofia Paulino
O Planeta Muradi e os Mudarekos, de Rita Vilela e Sofia Paulino

domingo, 29 de outubro de 2017

Passatempo 4 | 3.º Aniversário do Blogue "Jardim de Mil Histórias" | "O Último dos Nossos", de Adéläide de Clermont-Tonnerre | Clube do Autor

E os passatempos não param. Desta vez é a Editora Clube do Autor que irá oferecer o livro O Último dos Nossos, de Adélaïde de Clermont-Tonnerre a um/a leitor/a do blogue.
Para participarem só têm que responder ao formulário e cumprir todas a regras de participação. O passatempo vai decorrer até ao dia 26 de Novembro, às 23h59m.

Regras de Participação:

Boa sorte a todos!

Regras de Participação:
1. Só será permitida uma participação por pessoa;
2. É obrigatório ser seguidor público do blogue e fazer partilha do passatempo apenas no Facebook ;
3. É obrigatório colocar "Gosto" na Página de Facebook da Clube do Autor e na página do blogue "Jardim de Mil Histórias";
4. O livro será enviado pela editora e não se responsabiliza por extravios dos CTT;
5. O vencedor será escolhido através do Randon.org;
6. O vencedor será anunciado aqui no blogue e contactado para o e-mail referido no questionário;
7. Apenas serão aceites participações com moradas de Portugal Continental e Ilhas.