terça-feira, 21 de novembro de 2017

Histórias: Acontece | Biblioteca Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa

Biblioteca Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa

Agosto foi o mês de visitas literárias. Desta vez foi à Biblioteca Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico de Basto. Fui recebi pela Técnica Lisete que nos fez uma excelente visita e que se mostrou muito disponível para todas as questões. 

Centro de Documentação Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa


As instalações da biblioteca foram em 2001 e desde 2007 que conta com um 

A Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa dispõe de vários serviços como leitura presencial, empréstimo, serviço de referência e apoio à pesquisa, espaço internet, animação e promoção da leitura, consulta do arquivo municipal de Celorico de Basto, informação à comunidade e actividades de animação. 

Objecto de arte na entrada da Sala Infanto-Juvenil



Sala Infanto-Juvenil





Possui uma colecção de mais de 160.000 documentos em diversos suportes: livros, revistas e jornais, manuscritos, panfletos, VHS, CD, Cdrom, material de propaganda, teses de licenciatura, mestrado e doutoramento, fotografias, etc.




Em 2007 foi inaugurado o Centro Documental e Bibliográfico Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Um espólio riquísssimo de peças de arte, livros técnicos e outros documentos cedidos pelo actual Presidente da República. 

Tivemos ainda a oportunidade de visitar os depósitos, onde são conservados e armazenados os livros, assim como uma sala dedicada ao Professor. Nesta sala há documentos pessoais do próprio, como os cadernos da escola, pinturas que lhe foram oferecidas ou os passaportes antigos. 



O Presidente Marcelo e a sua família cederam estes documentos, objectos de arte e pessoais em prol da comunidade, com o intuito de enriquecer culturalmente uma localidade que lhe é querida e amada. Ler é um direito universal e o Presidente da República tudo tem feito para divulgar a literatura como um elemento essencial ao crescimento do indivíduo.


Jogo de Xadrez com peças mitológicas



Sala do Centro de Documentação



Depósito do Centro de Documentação



Cadernos da escola primária do Prof. Marcelo



Foi um privilégio e um gosto ter visitado esta Biblioteca e o Centro Documental. Tive a oportunidade de ver documentos e peças únicas do Presidente da República.

Quero agradecer à Técnica Lisete por nos ter acompanhado nesta visita. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora que agora partilho convosco.

Boas leituras.


2 comentários: