sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Opinião - Livros Infantis | "Migrando", de Mariana Chiesa Mateos


Título: Migrando
Autor(a): Mariana Chiesa Mateos
Editora: Orfeu Negro
Temática/Género: Literatura Infantil
Colecção: Orfeu Mini
Faixa Etária: entre aos 6 aos 10 anos
N.º de Páginas: 68 páginas
Edição: 2010


Sinopse:
Migrando é uma história sem palavras sobre mudança e aventura. Dedicado aos que deixaram a sua terra para re-existirem noutro lugar, este livro de imagens poéticas mostra como a palavra migrante pode ser sinónimo de sofrimento e fragilidade, mas também de coragem e futuro. Um livro habitado pelo oceano, que separa e une terras e destinos. Um livro de duas capas e todas as histórias que o leitor queira inventar. Uma história contada sem palavras, ilustrada pela artista argentina Mariana C. Mateos. Temática da emigração, justiça social e direitos humanos.


Opinião:
Este livro foi-me recomendado por uma bibliotecária numa formação em que participei. E encontrei-o na Feira do Livro de 2016 e não hesitei em trazê-lo. 

Num conceito muito criativo, esta história aborda os refugiados e a migração. É um livro sem texto, apenas com ilustrações. O livro tem duas histórias. Duas perspectivas diferentes de migração, contudo o tema e o objectivo é o mesmo. A migração, a separação das famílias, a adaptação a novas culturas, o desconhecido. A autora baseou-se na história da própria família para contar esta história.

Migrando começou por ser uma curta-metragem de animação. Depois do sucesso que obteve decidiu editar em livro. 

Não tenham medo de arriscar neste livro. As imagens falam por si, sendo uma maneira muito criativa e leve e trabalhar temas sérios e difíceis com as nossas crianças. O vídeo é um excelente complemento à leitura do livro. Recomendo. 

Extra:
Video da curta-metragem "Em estado de Emigrar".


Sem comentários:

Enviar um comentário