sexta-feira, 10 de março de 2017

Opinião | "Livrolândia", de Rui Carreto


Título: Livrolândia - Terra dos Livros
Autor(a): Rui Carreto
Editora: Coisas de Ver
N.º de Páginas: 230 páginas
Edição: 2011
Temática/Género: Romance /Fantasia

Classificação: 3 estrelas


Sinopse:
Ao redor do mundo, depois da meia-noite e sempre que não há seres humanos no interior de bibliotecas, feiras de livros, livrarias e alfarrabistas, o interior destes espaços metamorfoseiam-se em cidades de livros vivos. Partir numa busca por um antigo continente livresco- a Livrolândia- é o objectivo destes livros aventureiros, um continente do qual "ouviram escrever" apenas rumores, vindos esses rumores de manuscritos antiquíssimos que já se transformaram em pó... Segundo esses rumores a Livrolândia é o único sítio onde um livro se pode tornar imortal e, a partir de então, ser lido para todo o sempre (o sonho de qualquer livro)... Mas será possível fugir da Livropólis onde vivem? Será a Livrolândia algo real?... Ou será apenas uma história inventada pelos livros antigos?... Passado em três ambientes diferentes: uma biblioteca, uma feira de livros e um alfarrabista, esta história transporta o leitor para um mundo orgânico de livros vivos fazendo o leitor praticamente "sentir" e "cheirar" este universo, repleto de cidades fantásticas em papel, pergaminho e papiro, cheias de mistérios e tramas, onde viem e interagem personagens como: "O Conde de Monte Cristo" , "Odisseia", "O Principezinho", "O Senhor dos Anéis", "Os três mosqueteiros", "A Divina Comédia" entre muitas outras. Com ideias muito fortes e uma linha narrativa ímpar sempre em crescendo "Livrolândia - a Terra dos Livros" mais do que uma leitura é uma forte experiência literária sem precedentes ...



Opinião:
Os leitores habituais do blogue sabem que não leio livros de fantasia. Gosto de outro tipo de histórias, de realidades. Contudo, quando fui abordada pelo autor para ler este livro achei a temática interessante e resolvi arriscar.

Gostei das mensagens que o autor tentou transmitir. Gostei da ideia dos livros numa biblioteca "ganharem vida" de noite. Deve ser uma fantasia que os amantes da leitura podem ter. Mas rapidamente percebi que não era livro para mim. É um livro para amantes deste género. De fantasiar, de sonhar, no seu sentido mais verdadeiro. 

Considerei uma leitura ideal para um público mais juvenil, no entanto os adultos leitores deste género poderão gostar. Não se atrasem na sua leitura pois durante o ano de 2017 o autor vai lançar a continuação deste livro.

Boas leituras.


Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pelo autor em troca de uma opinião honesta. Para mais informações sobre o autor e livro ver aqui.

4 comentários:

  1. Olá Isa,
    Apesar de não termos o mesmo gosto no que diz respeito à fantasia, já sabes que temos e mesma opinião =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá Isaura
    Por vezes temos de arriscar, mesmo que não corra 100% bem.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      É isso mesmo. se não arriscarmos poderemos estar a perder bastante.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar