sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Opinião | "A Vida no Campo", de Joel Neto


Título: A Vida no Campo
Autor(a): Joel Neto
Editora: Marcador
N.º de Páginas: 232 páginas
Edição: 2016

Classificação:  5 estrelas



Sinopse:
Um homem e uma mulher. Um jardim e uma horta. Dois cães. Ao fim de vinte anos na grande cidade, Joel Neto instalou-se no pequeno lugar de Dois Caminhos, freguesia da Terra Chã, ilha Terceira. Rodeado de uma paisagem estonteante, das memórias da infância e de uma panóplia de vizinhos de modos simples e vocação filosófica, descobriu que, afinal, a vida pode mesmo ser mais serena, mais barata e mais livre. E, se calhar, mais inteligente. 


Opinião:
Este livro despertou-me a curiosidade pela capa (muito bonita) e por ser de não-ficção. Os seguidores mais atentos do blogue conhecem o meu gosto por este género.

Já há algum tempo que leio maravilhas deste autor e do seu livro "Arquipélago" (que ainda não li). A minha estreia com o autor foi com A Vida no Campo. E foi uma excelente estreia. Fiquei rendida. A escrita é maravilhosa, real, honesta.

Este é um livro que se apresenta em forma de diário e dividido pelas estações do ano: Outono, Inverno, Primavera e Verão. O autor vai-nos contando o seu dia-a-dia na Ilha Terceira, onde vive.

É através daquilo que o autor nos conta o tipo de vida que, em família, decidiram ter. Uma vida tranquila, serena, desprovida do inútil, do que é demais. A vida agitada na cidade é substituída pela calma do campo. Uma região rica em emoções.

Através das suas histórias somos transportados para um lugar que parecemos conhecer tão bem. Conhecemos regionalismos, nomes próprios muito peculiares e próprios da região e algumas festividades açorianas.

Quero conhecer esta terra que já tanto ouvi falar e que nos transmite paz e serenidade. Talvez um dia.

Boas leituras.


Extra
Site do autor: www.joelneto.com


12 comentários:

  1. Olá Isa,
    Nunca li nada do autor mas, se já tinha curiosidade, agora depois da tua opinião ainda fiquei com mais vontade de ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Lê que vale muito a pena. Acho que vais gostar ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Isa, este já habita a prateleira dos livros para ler e algo me diz que vou apaixonar-me por ele como me apaixonei por "Arquipélago", mesmo pertencendo a géneros diferentes.
    Aguçaste o apetite, como sempre!
    Beijinhos e leituras com muito sabor - como esta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      O "Arquipélago"; já está na minha wishlist e acho que em breve estará na minha estante :)
      Adorei a escrita do autor. Vou querer ler mais livros dele.
      Acho que vais gostar deste :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá, Isaura. Deixe-me agradecer-lhe este extraordinário comentário. A leitura, a generosidade da partilha e as palavras. Uma honra. Aceite um abraço. Joel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joel,
      Eu é que agradeço a visita e o amável comentário.
      Infelizmente não consegui fazer jus ao livro em si, mas espero ter contagiado mais leitores.
      Gostei muito deste livro e vou ler todos os outros.
      É com orgulho e emoção que recebo o seu abraço.
      Muito obrigada.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Olá Isaura
    Este livro também me desperta muito a atenção, tanto pela capa linda, como pelas boas opiniões que vi sobre ele.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim a capa é linda, mas o seu interior ainda é melhor :)
      Espero que gostes :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá,
    Parece ser um livro mesmo muito agradável de se ler, aliás a própria capa diz tudo e desperta logo a curiosidade. :)
    A tua opinião deixa-nos mesmo com vontade de pegar neste livro!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim é um excelente livro :) Sem dúvida que o recomendo! Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar