segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

{Opinião} "O Filho de Mil Homens", de Valter Hugo Mãe

Este foi o primeiro livro do ano lido e a minha estreia com Valter Hugo Mãe. 

O Filho de Mil Homens conta a história de um homem, Crisóstomo que aos quarenta anos lida com a tristeza de não ter um filho; a história da Isaura que não sabia o que era o amor e a história do Antonino que se sentia uma pessoa diferente. 

É um livro de afectos, de emoções e de famílias diferentes. Gostei da escrita peculiar do autor, quase poética. Primeiro estranha-se depois entranha-se. Personagens sarcásticas, originais e até um pouco cruas que se interligam de uma forma interessante. 

É um bom livro que retrata a história de uma família diferente, que vive a felicidade à sua maneira.

«Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoas para pessoa, que nunca estaremos sós

Classificação:
3/5 - Bom

17 comentários:

  1. Por acaso nunca li nenhum livro do Valter, e do pouco que tenho lido dele não me agrada muito a sua escrita. Mas pretendo vir a lê-lo one day.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Gostei do livro, embora não tenha sido brilhante. Vou ler outros livros, para ver se mudo de opinião.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Ois Isaura :)

    Sabe volta e meia ler este tipo de livros, até para variar um pouco (falo por mim claro) e aqui está um livro que deve mexer com os nossos sentimentos :)

    Tambem nunca li nada do escritor, quem sabe um dia ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Sim, fala de sentimentos, afectos. Há um capítulo hilariante. Chrorei a rir.
      Mas já andei a ver que este nem é dos melhores. Vou ler o "Máquina de Fazer Espanhóis". Espero que seja melhor :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Olá!
    Antes de mais agradeço as palavras deixadas no meu cantinho! O mesmo posso dizer do teu! :D
    Relativamente a este livro, nunca li nada do autor mas é sem dúvida um dos que quero descobrir este ano, seja com este ou com a Máquina de Fazer Espanhóis... No ano passado estreei-me com Afonso Cruz e gostei bastante :)

    Beijinhos e boas leituras! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José!

      Obrigada pelas palavras.

      Também quero ler a "Máquina de Fazer Espanhóis", ouvi dizer que era melhor...por isso quero mesmo ler.
      Afonso Cruz já está na minha lista como obrigatório este ano!! Sem dúvida!

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  4. Nunca li este livro de VHM.. apenas O Nosso Reino (acho que é assim que se chama.. lol agora nem sei bem..). Adorei! Adoro a escrita e a construção das personagens. Agora tenho ali o Desumanização para lhe pegar assim que conseguir...

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mary,

      Sim, a escrita é muito boa, quando se entra no espírito! A forma como constrói personagens é fabulosa!
      Também quero ler o "Desumanização" e a "Máquina de Fazer Espanhóis".

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  5. Olá! Ainda não li nada do Valter Hugo Mãe, mas estou curiosa. Vou tomar este em conta ;D boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su!

      Este foi o primeiro que li, mas já vi várias boas referências a outros livros dele, como a "Desumanização" e a "Máquina de Fazer Espanhóis". Esses quero ler.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. A "desumanização" chama-me a atenção, por acaso. Mais uns para a wishlist :D

      bjs e boas leituras!

      Eliminar
    3. Sim, acho que o "Desumanização" acho que vale a pena :)
      E a lista continua a aumentar.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  6. Olá Isaura!!
    Há que tempos que quero ler Valter Hugo Mãe e este parece-me um bom livro para começar. São 3 contos, pelo que percebi, não é? Ou tudo na mesma histórias?
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa,

      Sim, lê que vale a pena. Este livro é apenas uma história com várias personagens que se cruzam a certo ponto da história.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  7. Olá! Apaixonei-me pelo vhm quando li "o filho de mil homens". Depois disso, já não havia remédio, meu coração estava tomado. Li "a fábrica de fazer espanhóis" com menos entusiasmo e "desumanização" com o coração nas mãos e lágrimas nos olhos. Só outro dia comprei "O Remorso de Baltazar Serapião". Ser obrigada a largar o livro para dormir era absurdo. Amei tanto aquele livro daquela época odiosa, queria tanto devorá-lo rapidamente quanto queria que ele nunca mais acabasse. Gosto do Valter Hugo Mãe por isso: É preciso lê-lo com olhos para dentro, porque ele toca na alma e faz-nos enxergar o belo e o monstruoso que há em nós e à nossa volta. Amo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Verónica,
      Bem-vinda!
      Quero muito ler mais livros do autor. Tenho aqui em casa o Remorso de Baltasar Serapiao e ainda não tive coragem para o ler, pois avisaram-me que era forte. Mas espero que seja este ano :) e muitos outros claro.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar