sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

{Opinião - Leituras antigas} "Dentro do Segredo", de José Luís Peixoto

As leituras do mês de Dezembro estão a ser um pouco lentas. Como tal, decidi, durante este mês, publicar opiniões de livros lidos anteriores à criação do blogue. São, essencialmente, leituras que ocorreram durante este ano de 2014 mas, também, de 2013. 

A opinião que trago hoje é sobre o livro Dentro do Segredo, de José Luís Peixoto. Após ter lido o livro Morreste-me do mesmo autor (opinião aqui), resolvi que tinha de ler mais livros de José Luís Peixoto.

Este livro está inserido no género literatura de viagens, o qual gosto bastante. O autor, em Abril de 2012, viaja até à Coreia do Norte com o principal intuito de assistir às comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang. Contudo, também participou numa viagem autorizada pelo próprio governo, tendo passado por lugares históricos e por cidades que há muitos anos não recebiam turistas estrangeiros. 

Este livro é surpreendente a cada momento. Ficamos a conhecer alguns factos  que nos fazem pensar sobre esta sociedade, considerada a mais fechada do mundo. Dei por mim a imaginar como seria viver neste país afastado do resto do mundo, a nível de pensamento e de ideologias.

Adorei este livro por muitas razões. Pela escrita do autor, tão fluída e fácil de ler. Pelas inúmeras aventuras pelas quais o autor passa e nos descreve, fazendo-nos sentir que estamos na sua companhia. Mas, também, pela confirmação de que é através das viagens que realmente ficamos a conhecer outras culturas. Estar presente, cheirar, olhar, viver! E, claro está, muitas vezes, saber valorizar o nosso próprio país. 

Classificação:
5/5 - Excelente

3 comentários:

  1. Adorei este livro! Arriscaria a classifica-lo com um 5 :)

    ResponderEliminar
  2. Ois,

    Nunca li nada deste escritor mas tenho uma colega do emprego que é super admiradora do escritor, logo tenho mesmo que ler, pois tem quem me emrpreste ehehe

    Gostei do teu comentario fica registado ;)

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Fiacha,
    Eu só li 2 livros deste autor e gostei. Mas vou certamente ler mais.
    Este recomendo! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar